3 de mar. de 2011

Leitura Compartilhada


            A leitura de um livro ou texto feito de forma compartilhada, ou seja, havendo a participação ativa dos envolvidos nela através de questionamentos sobre o tema, as gravuras, o autor, o desenrolar dos fatos, etc, gera ou aumenta a intimidade com livros e textos, contribuindo para deixar a mente aberta para receber tudo o que o envolve: leitura, escrita, criação, interpretação e autonomia de decidir sobre um final diferente, por exemplo. Com essa técnica pode-se trabalhar diferentes temas como ‘o medo’, ‘as opções’, ‘as diferentes versões’, entre muitas outras.  

Alguns livros e textos sugeridos para essa técnica:
- A verdadeira história dos três porquinhos, de Jon Scieszka e Lane Smith que permite trabalhar questões como as diferentes versões para um mesmo acontecimento e interpretação de informação;
- Quem tem medo de monstro? de Ruth Rocha que entre outras questões é possível trabalhar os diferentes tipos de medos e como supera-los; 
- Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles onde questões como a rima e escolhas podem ser tratadas;
Pé de Pilão de Mario Quintana, onde pode-se trabalhar a vida e obra do próprio autor gaúcho como, também, questões como a rima escrita em versos;
- O dono da bola de Ruth Rocha, que pode-se trabalhar temas como amizade, egocentrismo e escolhas. 

4 comentários:

  1. Boa iniciativa. Então vou sugerir a leitura de um livro que publiquei em 2003, sobre aprendizagem da língua escrita e dislexia, chama-se O Sentido da Letra.

    ResponderExcluir
  2. Oi Liliana! Obrigada por visitar meu blog.
    O tema do teu livro é complexo e interessante. Vou me informar a respeito dele.

    ResponderExcluir
  3. olha eu aqui retribuindo tua visita minha linda, você agora também tem mais uma seguidora! TUDO DE BOM

    ResponderExcluir
  4. Estou te seguindo! Abraço.

    Paulo Matheus

    ResponderExcluir