15 de jul. de 2011

Espírito crítico ou “Papagaiada”?

Qual é o papel da escola e, mais especificamente, de cada professor em sala  de aula para com seus alunos? De ensinar a ler, escrever, somar? De educar?

É comum ouvir de educadores que um dos principais papeis da escola é o de formar cidadãos críticos. E como se forma sujeitos críticos? O que é um sujeito crítico? Ser crítico é mais do que ser capaz de interpretar uma informação, é poder opinar sobre um assunto, discordando ou concordando, utilizando-se de suas próprias reflexões e livres de pré-conceitos.

Mas e os educadores de um modo geral são pessoas críticas? São pessoas acostumadas a pensar, analisar e agir a partir de suas próprias conclusões?
Esses dias em uma reunião de amigas, todas professoras ou psicopedagogas, surgiu um tema polêmico: o famoso livro do MEC que “ensina a falar errado”. Todas ao redor da mesa começaram a fazer discursos inflamados, indignados sobre o tal livro dizendo que era um absurdo distribuir livros que aceitam e ensinam crianças a falar de forma errada, desconsiderando a linguagem formal. A questão aqui não é se o livro é bom ou ruim mas sim o fato de que todas as professoras e psicopedagogas reunidas naquele momento não tinham sequer visto o livro em pauta. Falavam a partir do discurso de terceiros e que, provavelmente, também não haviam lido ou quem sabe, lido apenas parte dele.

E são essas mesmas profissionais que discursam, também de forma emocionada, sobre a importância de se formar sujeitos críticos, reflexivos, que pensem por si. Mas será que é possível formar cidadãos autônomos, críticos e livres quando não se consegue ser livre para pensar, também?

É só um desabafo...

28 comentários:

  1. Rejane, adorei seu blog! Muito bom encontrar um blog com temas relacionados à educação. Sou professora e sei como é importante refletir sobre essa temática.
    http://bempensarparabemviver.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a grande maioria da população ainda é muito manipulada pela mídia no geral e não estão acostumadas a pensar. É um papel importantíssimo da escola esse: abrir a mente para a reflexão consciente, a começar por si próprio.
    abraço.

    ResponderExcluir
  3. É uma vergonha a educação no Brasil. Alunos fingem que aprendem e professores fingem que ensinam...ou será fingem que pensam?
    bj

    ResponderExcluir
  4. Isso é mais comum do que se imagina e quando pensamos que estamos julgando por nós mesmo estamos na verdade repetindo o que ouvimos, e nem nos damos conta!
    Abç e parabéns pelo blog1

    ResponderExcluir
  5. Muito bom texto e mostra a situação atual da educação. Cada a cada um mudar.

    ResponderExcluir
  6. Uma ótima reflexão querida. Muitos professores acabam se deixando levar por uma coisa tão leiga, quando ao mesmo tempo tentam passar para seus alunos o contrário. Somente será um bom profissional aquele que for honesto o suficiente para tirar suas próprias conclusões, para depois ajudar a criar cidadões capazes.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Rejane pelo carinho, seja muito bem vinda sempre que quiser ao meu blog, espero que goste. Ótima e linda semana para você.

    adorei seus textos

    beeijos

    www.crokup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu blog, suas críticas e seus comentários!!! Me segue também? http://saberacontecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Legal seu Blog vou segui-lo
    siga o meu tambem
    http://blogdojenkidama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana seu blog! estou seguindo! Me faça uma visita também...http://falandoemmulher.blogspot.com/

    boa sorte! bjs

    ResponderExcluir
  11. Nem escola e nem faculdade ensinam as pessoas a terem opini~´ao própria e senso crítico...quando cursei um ano de facul em jornalismo havia ali pessoas que iam pela cabea de outras e não tinham opinião própria sobre determinado assunto...como essas pessoas podem ser jornalistas decentes? E pior que são sempre esses que conseguem um emprego morgando o tempo todo!

    Gostei do blog e to seguindo..se puder me segue também ^^

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente esse quadro vai perdurar por muito tempo. Num país onde a situação é caótica e pessoas trabalham só pelo dinheiro e não estão na educação pela profissão. Não há senso crítico por parte de muitos e acomodação por parte de outros, mas ainda temos muita gente boa que levam a educação a serio.

    http://rota173.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito desse poste e principalmente do seu blog pode ter certeza que virei mais vezes.seguindo já =)

    ResponderExcluir
  14. Muito me orgulha a visita de tão digna criatura de DEUS.Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Eu sou um leitor assíduo e creio sim que tanto as palavras quando os livros tem que se modernizar tambem, mas é preciso lê-los para ter algum tipo de opnião.

    Estou te seguindo.

    Gustavo
    www.olivreiroazul.com

    ResponderExcluir
  16. É o famoso ... eu ouví falar
    rsrsr

    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostei do seu desabafo e do seu blog, reflexões pertinentes.
    Parabéns.

    Dê uma passadinha no meu

    www.preteritosmatinais.blogspot.com

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Lindo o blog
    tematica muito importante
    to adorando os posts

    acesse www.acordespravida.com.br

    ResponderExcluir
  19. Vejo muitos comentários vazios acima, acho que não sabem apreciar boa informação.. incrível esse post, minha namorada faz pedagogia, acabou me chamando atenção o teu discurso, bah se há alguma realidade que pode ser dita sobre a sociedade hoje, são os benditos pré-conceitos, ouvi um termo para isso outra vez.. "lugar comum" e "inconsciente coletivo", acho que é do Jung se não me engano.. o fato é que podem até relevar-se alguns poucos pré-julgamentos, pois realmente é muito difícil nos mantermos informados (imagina opinar sobre!?) de tudo que está à nossa volta, mas na medida do possível devemos nos posicionar frente às coisas, nossa sociedade está esquecendo disso e se apropriando das ideias alheias, simplesmente escolhendo um lado ao invés de criar o seu, e o pior de tudo, tornando isso um hábito.
    Pedagogas! O destino da humanidade está em suas mãos hahaha! Pessoas críticas não se criam da noite para o dia, é um trabalho árduo, mas boa sorte!

    abraço boa sorte com teu bolg!

    se quiser visitar o meu, a la vonté!

    http://respondotudoqueemerda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Tem um "selo" pra ti no meu blog! bjusss

    http://lovesongone.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá Rejane. Obrigada por visitar e seguir meu blog.
    Também adorei o seu e estou seguindo!
    És muito bem vinda ao meu. Volte quando quiser!
    beeejO*

    http://estradiol-e2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Gostei bastante do seu blog!
    Parabens!
    Gostei em especial do post Criatividade com números, fiquei quebrando a cabeça nele XD
    Continue assim.
    Kissus ;*

    ResponderExcluir
  23. Muito bom o blog segue lá o meu bjão e boa sorte
    http://etceteraettal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Adorei seu blog, muito interessante, estou te seguindo, me sigaa http://matheusgobetti.blogspot.com/

    beijosss

    ResponderExcluir
  25. Parabéns gostei do seu blog vou voltar sempre para ler aki , siga meu blog http://thefiveoclocktea.blogspot.com/ BEIJOS BEIJOS QUERIDA !!

    ResponderExcluir
  26. Adorei essa postagem, não só ela, mas todo o blog.
    Estou te seguindo!
    Me segue?
    http://alemdoentender.blogspot.com/

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Tem gente que tem o dom do 'papagaies', adoram repetir (com ar de muito inteligente!) o que ouviu, sem saber de quem ou onde! É preguiça de pensar!!!

    ResponderExcluir