21 de jan. de 2012

Minha família 'diversidade'

Venho de uma família bastante heterogênea. Tenho parentes pobres e ricos, ultra conservadores e ultra liberais, evangélicos, pastores e ateus.  Minha madrinha e meu padrinho de batismo são homossexuais e agnósticos. Minha madrinha de crisma é hétero e religiosa fervorosa.

Todos tratam-se com cordialidade e na sua maioria tem bons sentimentos. Mas apesar desse bom caráter noto uma espécie de ‘pseudo-respeito’ ou preconceito por parte dos mais conservadores para com os mais ‘liberais’, digamos assim.

Falo em pseudo-respeito pois acredito que respeitar o outro não seja apenas “falar educadamente” com ele mas, sim, aceitar os seus direitos. É como aquela conhecida frase: “não tenho nada contra negros (ou gays ou ateus) mas nego-lhes o direito.” Sei que eu não preciso ser negra ou gay ou ateu ou deficiente físico para  conhecer e lutar por seus direitos. Reconheço todos os seres humanos como iguais em suas diferenças e não acredito que ninguém seja melhor ou pior do que o outro pelo simples fato de ser religioso ou hétero ou por não ter deficiência física, por exemplo.

Quando percebo pessoas boas, de boa índole e bom coração agindo dessa forma preconceituosa e achando normal que os direitos sejam apenas de alguns, lembro de uma frase que li uma vez na Internet: “Pessoas boas farão coisas boas e pessoas ruins farão coisas ruins. Mas para pessoas boas fazerem coisas ruins é preciso religião.” Isso porque a única explicação para esse pensamento discriminatório são alguns dos ensinamentos vindos de certas religiões ou da bíblia.

É só uma constatação e um desabafo! (Pronto, falei!)

25 comentários:

  1. os seres humanos são diversificados mesmo

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. oi! Rê, td bom! muito bom este tema/reflexão. Na década de 80, o racismo era muito forte, então, eu e meu marido tivemos que ser mais forte ainda. Hoje aos 28 anos de casados, somos muito felizes. Por dentro somos iguais = sangue vermelho, porém, por fora existe uma capa chamada "cor", somente para nos diferenciar...bjs!
      obs: tem um selinho, para Vc no meu blog.

      Excluir
    2. O preconceito sempre fazendo pessoas sofrerem mas, em contrapartida, as tornando mais fortes também. Uma pena as pessoas se prenderem à 'capa' como tu falaste e deixarem de ver a essência do ser humano que, em muitos casos, é linda.
      Beijos! (vou agora mesmo buscar meu selinho! Valeu!)

      Excluir
  3. Eu acho uma idiotice essa história de discriminação e pá. Até porque somos todos iguais. Todos viramos pó no final. Sendo que vivemos em um mundo preconceituoso em todas as partes até por demais. Px: se eu não concordo com algo pq acredito que seja errado mesmo que para muitos seja o certo, eu vou ser discriminada por isso.A questão é que tão almejada liberdade de expressão não existe mais pq simplesmente tudo hoje é preconceito! Culpa? religião não salva e o problema de muitos é acreditar em tudo o que sua religião diz sem ao menos se dar ao trabalho de conferir se eestá certo ou não. Aí acabamos vivendo em uma sociedade manipulada por religiões!
    Enfim, seu blog é legal!
    http://oicarolina.wordpress.com/
    Retribui?
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Um adulto ser quase 100% autêntico é coisa rara.
    Crianças bem pequenas são autênticas, e foi por isso que Jesus disse:
    “E disse: Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus” (Mt 18.3,4).
    Retribui?

    ResponderExcluir
  5. O que existe de mais bonito no mundo é a diversidade. As pessoas precisam ter respeito pela diversidade e aceitar ela. Seria melhor que elas gostassem também, mas não se pode exigir tudo. É melhor a pessoa admitir que tem preconceito e tentar melhorar, do que se dizer livre de preconceitos e falar: "Eu tenho vários amigos negros" para remediar um cometário racista...

    ResponderExcluir
  6. constatei uma coisa esses dias... qualquer frase que venha depois de "não tenho preconceito, mas..." é extremamente preconceituosa!
    como vc mesma disse, tem gente que diz que respeita as diferenças, mas de uma maneira falsa, pois no pensamento ainda é intolerante...
    sei que "dos males o menor", antes ter esse pseudo-respeito do que não respeitar descaradamente, MAS, ainda acho que pra sociedade evoluir, toda forma de preconceito tem que ser extinta, inclusive as que ficam no pensamento!

    http://songsweetsong.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Acho que liberdade de expressão significa que cada um pode expressar seus pensamentos, independente de ser preconceituosos ou não, de forma verbal. Ofensas sempre existiram e não alteraram o rumo do mundo, não seria agora a mudar.
    Parabens pelo blog.
    Abraços do Cabeça de Formiga

    http://ocabecadeformiga.blogspot.com/2012/01/sopa.html

    ResponderExcluir
  8. Disse tudo. Muita gente acha que se tratar com educação pode discriminar que vai ser apanas LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Liberdade pra DISCRIMINAR?????
    Muito bom teu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. As vezes me pergunto sobre isso tbem! Como pode alguem [de bem] achar que os direitos são restritos aqueles que pensam como ela. Triste isso!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Acho que o mal da maioria das pessoas é olhar só para o seu umbigo e esquecer do restante da humanidade. Gostei da frase citada. Isso explica muito.

    ResponderExcluir
  11. família é complicado. a bíblia é uma mentira e toda religião é separatista por natureza.

    ResponderExcluir
  12. Incrivel mesmo a religião separa e discrimina as pessoas. minha prima é homossexual e tem uma namorada. minha tia que é evangélica diz que elas estão possuidas pelo demonio e inferniza diariamnete a vida da filha.
    Outro tio que é ateu também sofre alguns membros da família.
    Acho que todos tem os mesmos direitos e deveres: de ser feliz a seu modo sem prejudicar ninguem. E dane-se os preconceituosos.

    ResponderExcluir
  13. Olá...achei seu blog na comunidade de divulgação e achei interessante o seu texto falando desse assunto tão presente em nossos cotidianos.

    -Eu não tenho nenhum tipo de preconceito, cada um tem sua própria escolha sexual...acho pura ignorância o que muitas pessoas fazem e dizem por causa da diversidade, os humanos são todos iguais...eu os respeito. Embora eu seja evangélica e saiba que a bíblia diz outra coisa, não deixo de respeitar as outras pessoas. Acho que nem discordo e nem concordo, cada um faz o que quer...não serei eu ou qualquer outra pessoa que vai julgar =)

    -Sobre ser ateu eu acho isso ruim, mas não posso chegar em alguém e tentar convencer, o máximo é falar algo...a pessoa tem que achar por si mesma o que acredita na vida.

    -E sobre raças, essa discussão deveria ter terminado há muito tempo, somos todos iguais, não é a cor da pele que determina personalidades.


    Gostei do assunto, um tanto interessante e de debate. A convido para conhecer meu blog, estarei seguindo o seu. O meu é de poemas e também sou Gaúcha!rsrsrs

    Abraços e Boa Tarde!

    ResponderExcluir
  14. O blog está ótimo, Rejane. Parabéns.
    Cumprimentos cinéfilos!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  15. Olá Rejane
    que belo post o seu, é um assunto bem atual.
    Não acredito que a Bíblia estimula o preconceito não. pelo fato das pessoas serem diferentes umas concordam ou não com as outras, e isso é em tudo, forma de vestir, orientação sexual, religião e etc. Não concordo é com a discriminação e isto a Bíblia não ensina, são pessoas que não assimilaram o verdadeiro ensinamento de Deus que fazem isso.

    grande abraço
    Fernando dos Santos
    Se puder comente nos dois blogs
    Valewwwwww

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando: o problema está muito longe de ser o das 'opiniões' diferentes. O problema é o não reconhecimento, a negação-muitas vezes a luta por esse não direito- aos direitos fundamentais de todo cidadão. Isso é preconceito sim!!
      Quanto a bíblia e principalmente qto as religiões [ambas feitas por homens falhos] é mais do que evidente o teor discriminatório. Só não vê quem não quer!

      Excluir
    2. Infelizmente falta espírito crítico aos crentes p perceber que nada é perfeito incluindo sua bíblia e sua religião. ter fé n deveria signifcar ser alienado e aceitar tudo sem critica.
      "Respeito é bom e TODOS gostam"

      Excluir
  16. Excelente post! Concordo com cada palavra. Também conheço muita gente boa que só desvia a conduta quando o assunto é diversidade( gays, ateus...)como se só quem concorda com suas regras próprias que muitas vezes são impostas por religiões, é que merecem o respeito integral.
    Bjs. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  17. Quem sabe querida amiga eu consiga um cavalinho pra comer todas aquelas peras e me ajudar com as gramíneas, rs.
    Logo, postarei fotos dos caquis, rs.

    Obrigada pela visita! =*

    Ahh.. E seu texto comadre, é lindo!
    Vivo isso na pele pois sou umbandista cabuleira (algo muito antes de Kardec, Candomblé ou Cristianismo) e sei o quanto as pessoas são interesseiras E preconceituosas.

    Bjos e ótimo findi! \õ/

    ResponderExcluir
  18. Texto lindo, breve e esclarecido.

    Sinto falta de pessoas assim igual a vc, Rejane.

    O seu blog é lindo. Muito obrigada por compartilhar sua vivência e pensamentos.

    :)


    ResponderExcluir
  19. "O racismo e a discriminação é praticada por pessoas pobres de espíritos que insistem em querer julgar os seres humanos pela aparência"

    Isaias Ribeiro

    ResponderExcluir