10 de set. de 2011

Temas polêmicos

Esses dias eu estive pensando o porquê de alguns temas gerarem tanta polêmica e o que eles teriam em comum. Enquanto meditava lembrei da música de Caetano Veloso que diz “narciso acha feio o que não é espelho” pois percebi que os temas polêmicos, em sua maioria, giravam em torno da diversidade: religiosa, sexual, racial... e o quanto é difícil aceitar o que é diferente de nós ou de nossa cultura, de nossos costumes, de nossas crenças... tendemos a achar que a NOSSA verdade é absoluta e única e rejeitar, sem analisar, verdades que não sejam as nossas.

E assim nascem os preconceitos que, nada mais são do que conceitos sem reflexão e vistos de forma parcial e incompleta, mas que podem transformar-se em conceitos se a pessoa em questão não estiver entrincheirada em suas próprias ideias pré concebidas e for capaz de olhar, de analisar o novo ou diferente.

Temas como: religiões africanas; ateísmo; casamento civil homoafetivo... são apenas alguns dos exemplos da dificuldade que o ser humano tem em aceitar o que não é “sua imagem e semelhança”.

36 comentários:

  1. É verdade Rejane, o mundo é muito egocêntrico e as pessoas [geralmente] pensam que só elas é que são certas pensam que são perfeitas e discriminam o que é diferente delas. Bom texto vou compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Egocentrismo, egoísmo, síndrome de Deus...alguns dos termos pra pessoas assim que pensam ser a palmatória do mundo, os donos da verdade. Isso ocorre mais comumente entre evangélicos mas também com não crentes.

    ResponderExcluir
  3. Próxima revolução: luta contra todo e qualquer tipo de preconceito. Isso é burrice é coisa de ignorante!!! vou compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Preconceito é falta de conhecimento e falta de amor...é moralismo barato. Gostei do post. Nesse mundo em que discriminar virou moda, veio bem a calhar.

    ResponderExcluir
  5. TA. TUDO BEM SEM PRECONCEITO CONCORDO ATÉ. MAS TEM COISA QUE NÃO DA PRA ACEITA AÍ NÃO É PRECONCEITO É CONCIETO. EXEMPLO O CASAMENTO GAY POR EXEMPLO E AQUELA LEI MALDITA 122 QUE PROIBE DE SER CONTRA O HOMOSSEXUALISMO E QUER OBRIGAR PASTORES A CASAR ELES ISSO É POUCA VERGONHA. ISSO É DITADURA GAY. NÃO SOU PRECONCEITOSO E ATE TENHO AMIGOS GAY E RESPEITO SÓ NÃO ACHO CERTO CASAR E FICAR SE MOSTRANDO NA RUA.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo acima: Em primeiro lugar o PL122/06 é um projeto de lei complementar, ou seja: a lei já existe contra os crimes de racismo....o projeto vem apenas incluir a discriminação a homossexuais. Quanto ao pastor da sua igreja ele poderá continuar pregando que é pecado e terá todo o direito de recusar casar homossexuais porque o casamento homoafetivo é civil e não religioso.

    E sim, todo o preconceito é fruto da ignorância ou da prepotência. E o que vc demonstra com suas palavras acima não é conceito não, é total falta de compreensão da lei.
    abraço.

    ResponderExcluir
  7. Alguns dias atrás, conversava com um amigo sobre verdades. Independentemente de como vemos ou lidamos com algo, este se torna verdade aos nossos olhos. Hoje, o nosso país precisa de amor. Se nos amássemos mais, talvez poderíamos repassar esse sentimento tão belo as outras pessoas, sem precisar olhar raça, cor, religião ou status. Ignorante é o que não aceita o outro como a si mesmo. Com carinho, Wanderly.

    ResponderExcluir
  8. Interessante seu ponto de vista sobre diversidade.Acho que sempre vai haver preconceito. é nato do ser humano rejeitar o novo.

    ResponderExcluir
  9. As pessoas tem muito medo do contrário do que pensam pois batera de frente com suas idéias . um certo egoísmo ignorante . ótimo post .
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. ótimo blog, parabens!

    Segui cm: 'Mod. Cmm's

    http://web-frasesetextos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Anônimo das 12:08 diz: “ATE TENHO AMIGOS GAY ”. Que amigo é esse que não quer que seu amigo seja feliz e resguarde seus direitos? Na verdade é um amigo da onça! “ISSO É DITADURA GAY” - Ditadura gay onde os próprios gays são vítimas de violência? Vá pesquisar o significado de ditadura. Acusar os gays de tentar impor uma ditadura é a mesma coisa de dizer que uma mulher estuprada foi culpada pelo estupro.

    ResponderExcluir
  12. O preconceito contra o que “não é nosso espelho” é ignorância sim, seja ele racial, sexual, religioso, cultural...vai abrir a mente e o coração, pô!

    ResponderExcluir
  13. Super interessante teu blog!!
    Gostei mesmo.
    -
    http://mimosdepele.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o post, penso exatamente assim. Sou professora também e acho que cabe a nós, principalmente humanizar as pessoas e conscientizar nossas crianças para que no futuro tornem-se cidadãos melhores, de bem, que não discriminem nada ou ninguém. Abraço e sucesso em teu blog!

    ResponderExcluir
  15. Preconceito é sempre a tentativa de hierarquizar as diferenças, tornando tudo aquilo que não pertence ao seu grupo uma coisa ruim. As pessoas devem ser felizes do jeito que quiserem. Namorando com quem quiser, tendo a religião que mais se identifica e independente da cor da pele.
    No meu blog, trato justamente disso, sobretudo contra o racismo, que ainda é vivo e latente.
    Parabéns pela postagem, Rejane! Já tô seguindo!
    o meu é http://ufanisi.blogspot.com
    Até logo!

    ResponderExcluir
  16. Acho que o preconceito é uma coisa que sempre estará presente na nossa sociedade, porque viemos de uma cultura preconceituosa. Mas claro, não podemos nos esconder atrás disso, devemos lutar pelo que achamos correto.
    Sobre o anônimo acima: lamento pelos seus pensamentos. Acho que todos nós temos direito de andar de mãos dadas na rua com quem amamos e isso não impede um homossexual de fazer o mesmo. Agora, o fato de ficar se beijando na frente de todos é outra coisa: um casal hetero também deve manter sua conduta de postura em público e, de preferência, guardar sua intimidade assim como um casal homo. Entretanto, tudo vale da cultura dessas pessoas. Vamos agir com sensatez ao invés de sair julgando os demais.

    http://iampurplepineapple.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. O ser humano é hípócrita, quando é jogado a ideia do diferente para o seu contexto, ele simplesmente evita, pois cria que é o ser montado em um pedestal, e acha que o seu é maior do que o outro, e a partir desta merda toda, o mundo vai virando uma grande bosta.

    Visite meu blog
    http://reinaldodeltrejo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Rejane, você disse tudo...o egocentrismo é uma arma perigosa.

    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Gostei do “narciso acha feio o que não é espelho” Caetano é o máximo e o que ele fala de SP serve pra tudo o resto. O próprio Caetano sofreu muitas críticas por afirmar que não acredita em deus, pois muitos cristãos não admitem que se pense diferente deles.
    Namastê!

    ResponderExcluir
  20. Olhando os comentários acima, percebi que a maioria compartilha da ideia de que o preconceito é fruto da ignorância e/ou arrogância e que pode ser muito nocivo! Imagino que os que pensam de outra forma precisem sofrer ou ver sofrer discriminação, pessoas queridas suas pra sentir na pele esses efeitos. Há pessoas com maior dificuldade de empatia. Obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir
  21. O filho de um amigo meu tem Down e só por isso é discriminado na escola e vizinhança. As pessoas não xingam mas evitam contato e não há interação. É um dos piores preconceitos. Isso de só olhar pro próprio umbigo. Triste realidade.

    ResponderExcluir
  22. preconceito é a presença da ignorância!
    ótimo post!

    http://floresmaquiadas.blogspot.com/
    seguindo!

    ResponderExcluir
  23. Concordo plenamente com você Rejane, o mau das pessoas é a ignorância e intolerância se as pessoas parassem um pouco de cuidar da vida dos os outros e cuidassem melhor de si mesmo, vários preconceitos seriam evitados, mas isso também pode ser até problema de criação, amei seu blog, estou seguindo !
    http://kateluzzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Belo texto, concordo com seu ponto de vista!

    Falando em temas polêmicos, talvez você goste de ler "Menina Morta-Viva". É um romance que trata sobre pedofilia e abuso infantil, contado do ponto de vista da protagonista, uma menina de 15 anos que convive há pelo menos 5 anos com seu agressor. Há uma resenha no meu blog...

    http://umlivroqualquer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Tem gente que acha que o pior preconceito é contra os negros, outros que é contra os gays e outros que é com deficientes físico ou mental. Para mim o pior preconceito é contra os ateus. Vejo pelo meu namorado que só porque diz que não acredita em Deus é visto como um pervertido, um demônio, um perdido! Não tem tema que gere mais polêmica do que este.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pela postagem. Excelente texto. Claro, transparente, objetivo e coeso. Gostei. Irei seguí-la, ok? Será um prazer tê-la como seguidora, também. Irei postar amnhã um filme cuja temática é o preconceito. Espero que veja... Um abraço.

    ResponderExcluir
  27. Peraí gente, preconceito é preconceito, intolerância é intolerância seja contra negro, gay, Down, ateus, etc. É tudo consequência da ignorância!

    ResponderExcluir
  28. olá gostei muito do seu blog já estou seguindo..
    espero vc no meu tbm beijos
    http://novidadesdamaroka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. http://www.dahoraaaa.blogspot.com/

    MUITOO LINDA ESSA COR!! ADOREI!! SEU BLOG ESTÁ LINDO E JÁ ESTOU SEGUINDO! SE PUDER, ME SEGUE TB? BEIIIJOOOSS..

    ResponderExcluir
  30. Temas polêmicos são temas em que opiniões diferentes entram em conflito fortemente. Em geral essas ideias já estão entranhadas na mente das pessoas como corretas e por isso é tão difícil sequer pensar em muda-las ou considerar refletir sobre.

    ResponderExcluir
  31. Muito bem colocado Rejane, irei indicar este post no meu blog!

    Realmente assuntos dos quais não "participamos", nos levam a criticá-los.

    http://talkmeiosangue.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Concordo com essa teoria sobre preconceito.

    Seguindo.

    Diogopensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. O preconceito é uma grande iguinorância humana!
    Adorei o blog! visite me http://anavidadeestilista.blogspot.com/ Estou te seguindo, bjus

    ResponderExcluir
  34. Minha opinião é que ainda somos bem primitivos quanto a isso. Cada um faz o que quiser da vida, e ninguém pode escolher a cor de sua pele, e isso não diferencia o bom do ruim, pelo contrario! Tenho muitos amigos negros que brinco, e brincam comigo, se fossem todos assim seriamos uma sociedade muito mais inteligente. Como dizia graaaaaande Raul... Sociedade alternativa! VIVA!!!



    att. www.beginning-13.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Ola minha amiga td beem ?
    tem um selinho pra voce la no meeu blog !
    beeijinhos *-*

    http://meeninasmulheres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Rejane, muitoooo obrigada pelo selinho.
    Adorei d+++!!
    Estou muito feliz.
    Cada vez que se ganha um selinho é uma felicidade à parte, pois mostra o reconhecimento do nosso blog.
    Parabéns pelo selinho flor.
    Sucesso sempre.
    http://modaeexcelencia.blogspot.com

    ResponderExcluir