20/05/2011

Atividades de Intervenção Psicopedagógica


Os recursos utilizados para as intervenções psicopedagógicas são diversos: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos,  projetos...
Abaixo, algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas a fim de trabalhar objetivos diversos como: criatividade, atenção, reflexão, paciência, persistência, ritmo, lateralidade e muitos outros.

1. Palavra Escondida  = Essa atividade desenvolve a capacidade de fazer relações, a criatividade, a reflexão, entre outras.
É uma técnica que consiste em descobrir a palavra escrita  de forma disfarçada. Para isso pode ser preciso acrescentar ou retirar sílabas dessa palavra, relacionar a algum desenho, entre outras formas de disfarce.

2. Castelo de Cartas = Essa é  uma técnica que trabalha paciência, persistência, determinação, etc.
Consiste em construir um castelo de cartas e, a cada vez que o castelo cair, começar novamente, deixando claro ao paciente as qualidades necessárias a essa e também outras atividades na vida: paciência, persistência, etc.

 3. Projetos = Um projeto trabalha com questões como planejamento, paciência, espera, registro, pesquisa  além de ajudar na auto estima e autonomia, pois o paciente ou aluno verá que é capaz de planejar e construir algo, de ser autor.

 4. Jogo ‘Sim, sim, não, não’ = É um jogo que trabalha a atenção e a rapidez no raciocínio além de questões como os opostos, o dobro, masculino e feminino, etc.
A técnica é a seguinte: quando diz-se  ‘não’  ele diz ‘sim.’ Por exemplo: Sim, sim, sim (terapeuta/professora) o paciente ou aluno diz: não, não, não. Respondendo sempre ao contrário. Após pode-se colocar outras palavras como: magro/gordo, alto/baixo.

5. Aeróbica Cerebral = É uma técnica que  ajuda a desenvolver e aprimorar questões como coordenação motora, ritmo, conhecimento do nome das letras, atenção, direita/esquerda, raciocínio lógico, rapidez, entre outras.
Essa é uma técnica que consiste em: entregar uma folha constando o alfabeto em letras maiúsculas e abaixo de cada letra maiúscula, existe a letra “d”(significa levantar o braço direito) a letra “e”( levantar o braço esquerdo) e a letra “j”( levantar os dois braços) colocadas de forma alternada em todas as letras do alfabeto. O desafio é a criança falar em voz alta a ordem alfabética e realizar o movimento que determina a letra minúscula. Ex: quando ele diz A, se abaixo desta letra tiver a letra minúscula “d”, significa que a criança tem que levantar o braço direito, e assim com as demais letras até o fim do alfabeto. Cada vez que ele errar, volta ao início do exercício.

6. Escravos de Jó = Essa é uma atividade que desenvolve a coordenação motora e o ritmo, entre outros.
Nessa atividade a criança, juntamente com a profissional que a atende, deve cantar a música escravos de Jó enquanto faz movimentos ritmados de passar um objeto para direita ou para a esquerda

7. Transformando operações matemáticas em desenho = É uma atividade que trabalha questões matemáticas como soma, adição, multiplicação, divisão, e de direção, atenção, paciência, observação, coordenação motora e viso-motora.
Essa técnica consiste em entregar à criança uma folha contendo operações matemáticas. Os resultados dessas questões, se dispostos no lugar adequado, formarão um desenho.

         

9 comentários:

  1. Rê, adorei as sugestões, muito boas e criativas. Um das dificuldades de aprendizagem é a área da linguagem:interpretação.

    ResponderExcluir
  2. rejane, muitom interessante seu blog.
    redirecionei do meu: http://jornaldelfos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. gostei das dicas. trabalho com jardim e primeiro anovou aplicar com minhas crianças!

    ResponderExcluir
  4. Rejane: Muito bom teu blog! Gostei muito das dicas!

    ResponderExcluir
  5. Rejane! Adorei teu blog, as dicas são maravilhosas e criativas. Um beijo

    ResponderExcluir
  6. oi sou psicopedagoga e gostaria que me enviasse sugestões para trabalhar com meus alunos.adorei as que vc postou. meu email:soniabulsonello@hotmail.com
    aguardo . um abraço sonia...

    ResponderExcluir
  7. Querida Rejane, muito obrigada por compartilhar suas experiências e ideias. Estou começando meu estágio na psicopedagogia e, com certeza, elas serão muito úteis para mim e para os colegas com quem vou compartilhar também.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  8. muito interessante sua forma de pensar!

    ResponderExcluir