9 de out de 2011

Palavras com sentidos iguais

Repetição de ideias com palavras diferentes, são vícios de linguagem, como subir para cima ou descer para baixo, por exemplo.

Outros exemplos de Pleonasmos:
* Cego dos olhos (Se está cego só pode ser dos olhos!)
* Maluco da cabeça (e alguém pode ficar maluca da bunda?)
* Entrar para dentro (é possível entrar para fora?)
* Certeza absoluta (se há certeza ela só pode ser absoluta, senão não será certeza!)
* Elo de ligação (todo elo é de ligação)
* Acabamento final (se é acabamento só poderá ser final)
* Surpresa inesperada (surpresa é sempre inesperada!)
* Conviver junto (se estamos convivendo com alguém, só pode ser junto!)
* Gritar alto (se alguém grita, necessariamente será alto!)
* Fato real (se é fato só pode ser real)
* Calar a boca (e alguém pode calar os olhos?)
* Expressamente proibido (ou é proibido ou não é)
* Empréstimo temporário (se não for temporário não é empréstimo, é doação!)
* Livre escolha (se não for livre não é escolha, é imposição!)
* Todos foram unânimes (se ouve unanimidade é porque todos concordaram!)
* Criação nova (toda criação é nova!)
* Planejar antecipadamente (todo planejamento é antecipado à ação!)

Dica interessante:
Todo substantivo coletivo específico é um pleonasmo quando indica expressamente o objeto que faz parte do conjunto.

Exemplos:
* Cardume de peixes (cardume: substantivo coletivo de peixes)
* Enxame de abelhas (enxame: substantivo coletivo de abelhas)
* Multidão de pessoas (multidão: substantivo coletivo de pessoas)

Mais alguns pleonasmos...
* rever novamente, raciocínio abstrato, defecar fezes, testículos de macho, morder com os dentes, dupla de dois, mal hálito na boca...


  






Fontes consultadas:





36 comentários:

  1. Eu AMOOOOO português!!!!
    Adorei seu post de hj, dá até vontade de copiar! rs

    Eu, com preguiça de atualizar agora meu blog (embora vou atualizá-lo hoje), preferi visitar as amigas primeiro. Rs
    Vim desejar uma ótima semana.
    Bjokas
    Bruh!

    ResponderExcluir
  2. As vezes a gente fala isso e nem percebe kkkkkk

    visita?
    http://conversando-com-a-lua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Alguns dos exemplos que você mensionou são tão corriqueiros, que falamos sem perceber.
    O pleonasmo é uma das figuras de linguagem mais usadas e também a que proporciona mais pérolas na nossa língua.
    Gostei do post.
    Até.

    ResponderExcluir
  4. A livre escolha: minha frase favorita.. srsrs

    http://vdias.blogspot.com/2011/10/anjo-de-papel.html

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez por aqui e adorei!!! Muita variedade e coisas interessantes. Esse seu post me fez dar boas risadas, gelo gelado é demais, mas o "certeza absoluta" eu uso muito com as crianças, se é certeza tem um pezinho de dúvida, de mentirinha, se for "certeza absoluta", eu posso confiar, rsrsrs.

    Vou passar mais vezes e seguir.
    Bjo.
    http://www.cherriesdesign.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Rê!!! muito legal o teu blog! bjcas
    Alice

    ResponderExcluir
  7. Olá gostei muito do seu blog, ja estou seguindo, siga o meu tbm, desde ja agradeço

    Meu Blog: http://www.playcomputadores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bom Rejane!
    Já pensei em por no meu blog mas não combina com ele e eu nem sabia todos esses x.x

    Abraço!

    http://talkmeiosangue.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ixi...sou vítima de falar assim.E pior é que vc lembra que falou e fica rindo sozinha!Adorei o blog!Seguindo...

    ResponderExcluir
  10. Tem que se fazer um intensivo de português aqui. O pessoal se emociona ao falar "sair para fora", "subir pra cima"... ai ai
    Bom post!!
    http://www.cliqueparafechar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Não vamos esquecer do Subir pra cima, descer pra baixo, sair para fora e etc.

    ResponderExcluir
  12. Já sou seguidor do seu blog. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Parabéns pelo interessante post.
    Não é porque você comentou no meu não, mas este blog está muito bacana.Gostei muito, estou te seguindo também.

    Estarei sempre por aqui.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  14. ja estou seguindo...

    http://planaltofutebolclube.blogspot.com/

    ta ae..
    parabéns muito bom seu blog.. vou seguir acompanhando ele agora..
    bjosss

    ResponderExcluir
  15. Isso é um vício as pessoas falam puramente sem perceber.
    Amei conhecer seu blog! Estou mega seguindo!
    Venha conhecer meu cantinho!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, passando pra desejar um feliz dia das crianças.Não pare de escrever
    Muito sucesso para seu blog
    Kisses

    http://10coisas2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. legal, estou te seguindo,

    caso queira visite meu blog, nada de pornografia!!

    http://sexocomsaude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ai, adorei!!!
    Sucesso total.
    se quiser, visita o meu, segue e comenta:

    http://bruxinha-chic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkkkkkk
    mt legal o blog
    parabéns seguindo ja bjks

    ResponderExcluir
  20. Olá, seu blog é muito legal!!! =D
    Achei na comunidade de divulgação de blogs no orkut, e já estou seguindo! Passa lá no meu também: http://saioescrevendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Fui lendo e rindo, já estou amando o seu blog. Percebo pleonasmos nos outros, mas as vezes escapolem de mim sem que eu me dê conta do que estou falando. Estou seguindo aqui.

    http://amorporclassico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. parabens pelo blogg !!! seguindo tbm :D

    http://adamlevinebrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Nossa! Acho que não faltou nenhuma... O pior é que chega a ser engraçado!!

    Bjoo

    ResponderExcluir
  24. Fico feliz que tenha gostado! se quiser mande uma perguntinha pra gente que será muito bem atendida! a área de seguidores fica na parte superior do blog (pelo menos era pra ser assim!) creio que já sigo seu blog (te falei que estudo letras, né?!)

    grande beijo!

    ResponderExcluir
  25. Legal é isso mesmu!!!!

    ta ae meu blog se quiser seguir fique a vontade!

    paulistadecataguases.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. o Seu blog é muito bom!
    te segui!
    me segue?
    http://mangaclas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. É até comum a gente se perceber falando assim, de vez em quando (para alguns, de vez em sempre...rs), mas, na escrita deve-se ter mais cuidado. Não é mesmo!?! rs :)
    Dê uma conferida em meu blog... espero que goste! bjinho

    http://jlmilinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Eu falo muita coisa repetida e nem percebo! haha
    Seguindo :)

    http://seriesbooksmovies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito, obrigado por comentar no meu blog espero que tenha gostado da poesias.to te seguindo tambem

    ResponderExcluir
  30. Olá seu blog é legal curti.

    Visite meu blog,

    Sexo sem pornografia ou apelo sexual.

    www.sexocomsaude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi!!!Vim te fazer uma visita e dei de cara com o post sobre pleonasmo \o/ isse é um vício que eu possuo na hora de escrever.
    Sou reduntante demais e preciso parar com isso!
    Urgentemente!!!Acho que foi um sinal!!
    Adorei o Blog e já estou seguindo!
    Bjks =)

    ResponderExcluir
  32. Seu blog é super interessante, estou seguindo. Se puder dar fazer uma visitinha e seguir o meu tbm eu agradeço.Aproveita e participa do sorteio!

    ResponderExcluir
  33. muito bacana seu blog, de uma qualidade hiper. parabéns.
    estou te seguindo
    se puder retribuir
    www.glauciaaguilar.com.br

    ResponderExcluir
  34. O seu blog é maravilhoso...adorei mesmo e é claro que estou seguindo!!! Eu vi a divulgação que você fez no Orkut e aguardo sua retribuição no meu também. Afinal, um ajuda o outro... Pensamentos de minha autoria e de outros autores http://jairfreire.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Olá :)
    Seguindo de volta!


    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  36. Achei bom seu blog, legal, criativo. Gostei tanto que seguir. Bjws"
    Tiver um tempo, veja:
    http://semguarda-chuvas.blogspot.com/
    "

    ResponderExcluir