27 de jul. de 2011

O poder do preconceito

Esse vídeo é referente a uma pesquisa, bastante conhecida até, em que um pesquisador entrevista diversas crianças negras e as pede que definam duas bonecas, uma branca e a outra negra, como feia ou bonita, boa ou má. É um vídeo um pouco antigo e realizado nos Estados Unidos porém, infelizmente, é uma realidade ainda presente também no Brasil.



Essa pesquisa além de ser muito cruel é também pouco científica. É pouco científica porque induz as crianças a acreditarem que existe uma boneca boa e outra má, uma feia e outra bonita. As crianças, nessa pesquisa, não estão livres para decidirem se há ou não uma boneca feia ou má.  É cruel porque após as crianças definirem como sendo a boneca negra, feia e má é feita a pergunta final: “Qual das duas bonecas se parece com você?”

De qualquer forma o preconceito existe e a baixa autoestima decorrente dele ainda é muito grande na maioria dos casos. Não há dúvida de que é urgente lutar para acabar com todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação.

24 comentários:

  1. O vídeo pode ser antigo mas continua sendo atual... incrível que em pleno século XXI exista ainda tanta discriminação!

    ResponderExcluir
  2. O preconceito sempre existiu e continua existindo. As vezes de forma mais velada, disfarçada, mas continua lá, provocando sentimentos de inferioridade pras vítimas e de superioridade pros ignorantes!

    ResponderExcluir
  3. O preconceito é algo lamentável. Todos somos iguais diante de Deus, todos temos o mesmo valor, somos seres humanos. Odeio o preconceito, isso é pensamento de mente pequena. Infelizmente existem várias pessoas que veem os outros com desprezo pela sua cor.

    www.juntoemisturado.com

    ResponderExcluir
  4. sem dúvida Rejane,o preconceito é a pior maneira de sufocar os sentimentos,a originalidade do ser humano,e essa pesquisa,apesar de cruel como vc colocou,é a realidade,fria e dura,que deixamos invadir nossos lares e seres desde a mais tenra idade...é preciso lutar contra esses tabus para que um dia não sejam mais tão reais como o são hoje.
    tenha um bom dia,
    beijos.
    deniseoliveiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esses pesquisadores são uns idiotas que pensam que crianças são cobaias! Deviam ser processados isso sim!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa parabéns pelo blog. Muito bom mesmo. Em relação a esse vídeo achei esses pesquisadores tão frios! Bem, na nossa sociedade existe diversos tipos de preconceitos que são lamentáveis, é inacreditável como que o ser humano ainda não consiga viver em harmonia, em amor, respeitando todos!

    ResponderExcluir
  7. TODO E QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO E NOJENTO. GOSTEI DO POSTER. Parabéns

    http://humor-sem-graca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Fiquei até um pouco chocado com o vídeo. É triste saber que o preconceito está cravado nas pessoas desde pequenas. É necessário trabalhar nesse ponto para que nossa sociedade possa começar a mudar.
    Estou te seguindo.

    Gustavo
    www.olivreiroazul.com

    ResponderExcluir
  9. http://quandomeumundo.blogspot.com/ Seguindo o seu se de segue o meu... Seu blog é inteligente e tem assunto parabéns :D Realmente preconceito nada a ver isso é fora de moda e aliás nem se tivesse na moda deveria ser usado ;D

    ResponderExcluir
  10. Que cruel a pesquisa...a forma como foi feita. Infelizmente, mais cruel é a nossa realidade...essa intensa rotulação de tudo é degradante. Como negra que sou, sofro em saber que esse problema esta bem longe de ter uma solução.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. http://amymyllerps27anos.blogspot.com/ te seguindo segue de volta se possivel...

    Realamente essa é a realidade que vivemos o video é antigo mais pode ser aplicado a sociedade atual pois a situação continua a mesma nada muda infelizmente!

    ResponderExcluir
  12. Rejane, eu noto que o preconceito é mais forte entre as pessoas com menor poder aquisitivo. Especialmente nas áreas mais pobres do bairro Rubem Berta (Porto Alegre).
    Seguindo.
    http://olhareseleituras.blogspot.com/
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. "O fato é que ninguém é perfeito, para criticar as decisões dos outros e que se cada um cuidasse de si, e deixasse o outro ser feliz com as decisões dele hoje o mundo não estaria do jeito que está à “sociedade procura a paz, mas de forma violenta.”" Seguindo, o bloog tá bem legal

    ResponderExcluir
  14. sem dúvida o preconceito está impregnado na nossa cultura, desde que nascemos somos expostos há isso... seu blog é muito bom!

    ResponderExcluir
  15. Estou seguindo lá da comunidade do orkut ! O blog tá super interessante e toca em assuntos polemicos que precisamos ressaltar ! Parabens pelo blog e segue o meu tambem ? http://www.larrymakeup.blogspot.com/
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Poxa esse vídeo é muito triste :~
    Tudo sobre moda no #ItsMonter: http://itsmonter.blogspot.com/ @itsmonter

    ResponderExcluir
  17. Nossa, não é justo fazer essas coisas com ninguém, principalmente com crianças.
    Mas infelismente o preconceito existe, e machuca muito.

    Estou lendo seus textos e estou gostando muito, principalmente esse. Tbm tenho meu cantinho, se quiser passa la → http://odiariodela-haha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Além de seguir o teu blog vim também conferir. Nossa fiquei chocada e ao mesmo tempo emocionada com esse vídeo, embora você tenha citado que é antigo eu nunca tinha visto. Achei a pesquisa bastante real, infelizmente, mas também achei que devido a idade das crianças as perguntas de certa forma eram direcionadas e a pergunta final chega me doeu porque a mente de crianças daquela idade é tão verdadeira, tão leve que elas não tinham um argumento, enfim... muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  19. É uma pena que o preconceito exista e essa "pesquisa" foi muito mal organizada e muito mal feita!

    abraços, te seguindo!

    ResponderExcluir
  20. eu fiz um trabalho que usei exatamente esse video e foi considerado o trabalho, infelizmente o preconceito parece um virus que não acaba!!
    eu sei bem oq é o preconceito porq parte da minha familia já sobre na 2 guerra !!
    tem uma musica de gabriel pensador que resume isso que é racismo é burrice!! se não escutou procure que vai gostar!!
    abçs
    __
    www.naoclico.com

    ResponderExcluir
  21. gostei do blog XD obrigada pela visita.

    É incrível como as pessoas se rebaixam pra fazer esse tipo de entrevista a um ser humano,a igualdade só vai existir quando o ser humano romper com essa ideia de raça,nós somos seres humanos indepentemente da cor.

    http://walking--with--strangers.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. É muito triste saber pessoas que se dizem filhos de Deus são racistas, e alguns com alto grau de crueldade. Você conhece o poema "Deus negro" ? é lindo!

    http://www.paradigmasdaspalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. infelizmente a mídia, acaba também levando ao preconceito.Esse vídeo mostra que a criança já tem preconceito.Imagine quando crescer.
    É triste ver que crianças negras olham bonecas brancas daquela forma, me pergunto como elas se veem? =/
    adorei o post ;*

    ResponderExcluir