17 de fev. de 2012

O Poder da Comunicação

          A comunicação faz a realidade, isto é, uma coisa passa a existir no momento em que é noticiada. Se ela não for divulgada para a maioria das pessoas "deixa de existir', embora continue acontecendo.

      Se os que possuem os meios de comunicação resolverem não dizer nada sobre determinado assunto, essa realidade deixa de existir para a maioria das pessoas. A força de um meio de comunicação está, muitas vezes, mais no silenciar do que no comunicar. É certo dizer que quem tem a comunicação tem o poder pois, a comunicação faz a realidade do cidadão. Os que tem a comunicação definem os outros.

Os meios de comunicação social são, também, os principais transformadores de cultura de um país. Ao assistirmos um filme ou novela, por exemplo, além do enredo tem também o ‘pano de fundo’ que mostra um tipo de moradia, uma maneira de comer, de falar, de vestir, de relacionar-se... e é esse pano de fundo que fica na mente, no inconsciente. Aos poucos e, sem dar-se conta, a mudança dos padrões culturais vai ocorrendo.

As notícias são a parte mais importante na formação da opinião pública. Elas vão direto à mente das pessoas, constituindo a realidade, a verdade, os fatos e os acontecimentos.

Precisamos ter um espírito crítico muito desenvolvido para não nos deixarmos embrulhar e nem deixar que as notícias façam ‘nossa cabeça’. A preservação da liberdade de uma pessoa está diretamente relacionada à maneira como ela se comporta em relação às notícias que recebe.

19 comentários:

  1. Olá!Boa tarde!
    Belo texto!
    Penso que, o poder de comunicação desta chamada Geração Y/Net, está muito diferente de outras. Essa nova forma de comunicar, surgida a partir das redes sociais, possibilita que o relacionamento entre as partes, se torne mais aberta.
    Com a crescente explosão de redes sociais, a mídia, também, passou por mudanças. Através da internet surgiram novas formas de comunicação. O jornalismo sofreu uma mudança significativa. agora o impacto está restrito aos título.Por isso, concordo q,cabe á cada um ter mente aberta, para a receptividade ou não das notícias, pois, queiram ou não,a Notícia (comunicação), sempre estará ao alcance de todos.
    Desculpe-me por alongar, rsrs!
    Bom carnaval!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Felisberto, com a chegada da Internet e redes sociais a comunicação ficou mais dinâmica e mais democrática. Porém se não houver espírito crítico a comoção, surgida com mais força através dessas novas formas de comunicação, tomará conta de nossas mentes e incutirá verdades inexistentes.
      obrigada pela visita! Bom feriado de carnaval!

      Excluir
  2. Muito interessante o post. Esse é um assunto sempre atual, não?! Impressionando como ainda hoje em pleno século XXI e com toda a expansão das comunicações ainda exista tanta gente com dificuldade de pensar, acomodada...por isso são manipuladas.
    Bjs e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  3. Sempre me ponho a pensar sobre esse assunto: a manipulação. Na verdade só é manipulado quem se deixa ser As pessoas ainda não estão acostumadas a pensar por si infelizmente.
    Concordo contigo qdo diz que os meios de comunicação são os principais transformadores da cultura
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. É, as notícias por vezes fazem a cabeça das pessoas.
    Excelente teu texto, mt refletivo!

    Adorei o blog.

    Bj, Rui - Olhar d'Ouro

    ResponderExcluir
  5. Interessante e informativo, vc tem razão a comunicação é mto importante. Gostei mto. Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Claro que ela tem uma poder muito grande,não só sobre a vida de alguns,na vida de todos e como você disse temos que ter um espirito crítico grande,muito grande.!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post, são assuntos que deveriam ser questionados sempre...mas a educação atual "deseduca", não acrescenta , nem faz refletir,a mídia só faz com que os modismos e a cultura inútil seja mais facilmente divulgada, e com certeza administrar isso é muito mais simples do que administrar pensadores críticos...é um assunto muito sério...e que cada ve mais tem-se passado desapercebido...muitas vezes acobertada pelas novidades tecnológicas...

    ResponderExcluir
  8. legal essa análise do poder da comunicação na sociedade ...

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o seu texta, suas postagens cada vez melhor...
    Está parabéns pelo blog.
    Continue assim.

    ResponderExcluir
  10. Na época do colégio, eu adorava fazer trabalhos de pesquisa, ando cuidando de um sítio umas 2x por semana, estou plantando e fazendo manutenção, como eu estou pesquisando o assunto, resolvi dividir os resultados.
    E eu AMOOOO a LUA!

    ResponderExcluir
  11. Ahh, comadre.. quase fui embora sem comentar seu texto... rs
    Eu, particularmente, acho a globo bem tendenciosa, mas gosto do trabalho de conscientização ambiental que eles fazem. Gosto de ouvir a voz do Brasil de vez em quando.

    ResponderExcluir
  12. Me atrevo a questionar:
    -E o que seria de nós sem a comunicação ?
    Rs ... Obrigado por seguir-me. Já estou na sua cola também rs...
    Espero que você esteja bem...
    segue abaixo meu msn se você usar me adicione e seguimos nos falando...

    fabricioalves89@hotmail.com

    Bom carnaval
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Fabriciano! A comunicação é tudo na vida das pessoas. Sem ela a sociedade não existiria. Não há o que questionar quanto a isso.
      O que coloco é, justamente, a influência com que os meios de comunicação agem sobre as pessoas que, em geral, apenas fazem o papel de receptoras passivas, aceitando tudo sem questionar, sem refletir. O que precisa ser aprimorado no ser humano, no que diz respeito à comunicação, é o espírito crítico.

      Excluir
  13. Boa noite.

    A comunicação é tudo na evolução do planeta.
    Eu admiro muito a reportagem investigativa, porque ajuda para que a justiça se faça.

    Feliz feriadão.
    Estou lhe seguindo.

    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  14. Você tem toda razão minha querida quanto ao assunto que aborda. A informação é essencial para o desenvolvimento cultural e intelectual de uma população. Um beijo no seu coração e muito obrigado por sua visita ao blog De tudo um pouco, minha opinião.

    ResponderExcluir
  15. Olá
    gostei do seu blog. Estou seguindo.
    Visite o meu e o da minha amiga e siga tb, se puder...será bem-vinda!!
    Até mais..


    http://tudodoanjo.blogspot.com
    http://girlsupimpa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. A comunicação é tudo! Concordo contigo!!!!
    Mas também é tudo saber selecionar e separar a verdade da pseudo verdade e não ser manipulado por falsa de senso crítico.
    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  17. Muito boa reflexão. Penso exatamente assim. O mais importante é comunicar-se com espírito crítico e capacidade de distinção.
    bjs!
    ps: que bom que retirou o verificador de palavras. era um saco isso!

    ResponderExcluir