22 de ago. de 2011

Diversidade Escolar


A escola é uma pequena comunidade onde seus “habitantes” – alunos, professores, direção, etc. – vem de famílias diferentes com conceitos, preconceitos e verdades diversas. E todos devem ser acolhidos, respeitados e valorizados da mesma forma pois, não existe raça superior, cultura melhor, religião ou ausência dela que seja a mais correta. Toda a forma de viver e ser feliz é válida desde que não prejudique a vida e a felicidade de si ou do próximo.

Imaginem, então, uma comunidade escolar, com toda essa diversidade de pessoas e valorizando apenas um grupo delas em prol das demais. Isso é educar para a cidadania, para a diversidade? Não. Isso é educar  para o egocentrismo, para o não senso crítico, é ajudar a formar mentes fechadas e incapazes de pensar!

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental propõem temas transversais como: Ética (reflexões sobre a conduta humana); Pluralidade cultural (respeito aos diferentes grupos sociais); Meio ambiente (relação do ser humano com o meio); Saúde (“autocuidado e compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social”); Orientação sexual (“transmitir informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a ela associados”); e Temas locais.

O mais importante é conhecer para respeitar e, respeitar nesse contexto, não é sinônimo de ‘ter medo’ ou de ‘tolerar’, mas sim de admirar. E digo isso pois há muitas forma sutis de discriminar uma raça, uma cultura, uma religião, um modo de agir ou de ser, que não a crítica aberta e explícita.  Entre essas formas de discriminação está o silêncio. Silenciar é o mesmo que negar a sua existência, o seu valor. Por isso a importância de se trabalhar seguidamente com temas que envolvam essa diversidade de cultura, pensamentos, raças...

32 comentários:

  1. É uma pena que nas escolas de hoje em dia não se ensinam os verdadeiros valores morais que as crianças deveriam aprender. Do que adianta, já que a televisão estraga tudo.

    abraços, seguindo!

    ResponderExcluir
  2. OI EU CONCORDO COM TUDO Q A EDU CHAVES ESCREVEU. JESUS TE ABENÇOE CADA DIA MAIS E MAIS. FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  3. É incrível como as pessoas ainda negam e discriminam os que não seguem a sua crença ou filosofia... triste ver tantas crianças discriminadas por não serem ou agirem conforme a verdade dos outros! E depois falam em amor!

    bjoka!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, parabéns!!! Sou professora de uma escola infantil e vejo com ainda é difícil pra algumas pessoas (professores mesmo!) pararem de olhar pro próprio umbigo e aceitar REALMENTE outros modos de pensar!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o post, e mostra bem o que estamos vivendo atualmente!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal mesmo esse post, mostra a realidade!
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog!
    Seguindo!
    http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. “O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade” http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf
    E é isso aí!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom post, descreve bem a realidade!
    Adorei, e estou te seguindo também (:

    http://feminicesfashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, a maioria dos Blogs são voltados para Passatempo ou lazer. O seu Blog é de cunho educativo e de interesse de todos mesmo. Pais, alunos, professores. A sociedade agradece! rsrs

    Eu falo parte do Geralzão* rsrsrs
    Se tiver curiosidade visite: http://www.makesemimos.com/

    Bjinhus

    Lu

    ResponderExcluir
  11. A educação que precisamos, num mundo globalizado e diverso que fazemos parte, é aquela que respeite essa diversidade, que perceba sua turma de alunos como heterogênea e legítima, com famílias, religiões, cultura, lugares diferentes.

    ResponderExcluir
  12. Querida parabéns pelo post...
    realmente... na escola, é necessário q se tenha muita sutileza, pois há ali pessoas diferentes...
    que pensam, q falam, q agem de formas diferentes... então não há como chegar em qualquer q seja o lugar, não só na escola não, com uma idéia e a expor, sem q tenha sempre os q concordam e os q são contra...
    A gente, falo de uma forma geral, falo do ser humano em si, deveríamos ser mais receptivos, deveríamos entender, realmente entender q "ser diferente é normal", como e diz por aí.
    atualmente no brasil, a gente já pode notar q as mentes das pessoas, estão se abrindo, com a inclusão nas escolas, por exemplo, de crianças q seriam direcionadas a escolas especiais... porém, ainda há preconceito, q eu vejo.... e não é só de alunos(bulling), mas as vezes até quando as próprias professoras as tratam como incapazes, e até mesmo de alguns pais, q não acreditam q ela podem mais!

    Querida, beijos pra vc e eu já te sigo! obrigada pelo visita no meu blog!
    http://paradoxoali.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Florzinha, que bom encontrar blogs com temas inteligente se que acrescentam em nossas vidas assim como o seu!
    Parabéns mesmo!

    Beijocas
    Ps*Se puder dá uma olhadinha no meu, acho que os assuntos se complementam.!
    Seguindo você!!

    htpp://tdah-sem-medo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Pois é, mas tem coisas que tem mais é que ter preconceito mesmo, como os cultos ao diabo (macumba), e a falta de fé (ateísmo). A escola tem que ensinar certas coisas que estão esquecidas atualmente como ter moral e evitar o pecado, por exemplo rezando antes de iniciar as aulas, mostrar que o homossexualismo é pecado e que pode ser curado pela fé, enfim a escola tem que ser uma continuidade da família.

    ResponderExcluir
  15. Incrível como tem gente que diz tanta asneira! Em pleno século XXI ainda tem gente que acha que ateu come criancinha, que confunde homossexualidade com pedofilia, que diz que as religiões africanas são do mal, ou que confundem escola com templo religioso...do mal são pessoas que pensam desse jeito tão mesquinho e pequeno! Um dia a Escola será realmente de TODOS, por enquanto é só de alguns!

    ResponderExcluir
  16. Respeito, consideração e principalmente amor pelas pessoas é essencial pra quem trabalha com elas. Negar suas verdades sem ao menos procurar compreender é o pior dos preconceitos!
    Muito bom os temas do teu blog, Rejane, por isso volto sempre! Bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi Rejane, muito obrigada pelo recadinho...
    Já estava te seguindo tb; já ha algum tempo.
    Estou te seguindo com mais uma conta tb.
    Bjos.
    http://modaeexcelencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Rejane,na teoria isso é lindo mas na prática é algo totalmente diferente,a escola devia ser um meio de interação social,mas devido as diversas experiências de vida que um aluno possui(estupro,pai que bate na mãe na frente do filho,problemas psicológicos,traumas diversos) essa interação é mais complicada.Por isso a moda do momento é falar de bullying,devido tantos casos de violência dentro e fora da escola.Para mim o respeito nunca existiu mas o preconceito sempre existirá,pois muita gente olha torto pra vc até pela forma que vc se veste(digo issos em medo pq quase fui agredida na rua por gostar de usar roupas pretas).

    Curti os eu blog,serei uma futura professora tb,to te seguindo e pretendo acompanhar os eu blog.Beijosss

    http://walking--with--strangers.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu acredito em Deus,mas se somos realmente um país laico,devemos respeitar as diferenças,se vc for ateu ,seja;homossexual,seja;Católico,seja;evagélico,seja;faz parte da umbada,seja;Mas acima de tudo,RESPEITE AS DIFERENÇAS PQ A PRÓXIMA VÍTIMA DE PRECONCEITO PODE SER VC.

    ResponderExcluir
  20. A pluralidade é que dá graça às escolas e a todas as comunidades em geral! É como dizem: o que seria do amarelo se todos gostassem do azul? E é como vc falou: respeitar não é ter medo ou tolerar e sim adimirar!

    ResponderExcluir
  21. amei seu blog
    http://pstrawberrymake.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Viva a Diferençaaaa!. "Seguindo teu blog.!

    www.twittando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Lindo texto, sabias palavras. Mostra bem a realidade. Seguindo! ;]

    www.otaldoedu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Nossa blog muito interessante estou te seguindo se puder me siga TBM SEMPRE QUE DER ESTAREI DANDO UMA PASSADINHA POR aki .. rs
    beiijos

    ResponderExcluir
  25. Rejane, adorei seu recado...
    Muito bom te ter por lá.
    Gostei do texto e de seus impactos na sociedade.
    Super beijo.
    http://modaeexcelencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Haaaa, fico feliz que seja de Porto Alegre...
    Eu tb sou.
    Bjos.

    http://modaeexcelencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. amei seu blog,muito muito interessante.
    vou te seguir,

    http://samaraveras.blogspot.com/
    se der segue de volta

    ResponderExcluir
  28. Gostei bastante do texto ... pena que ainda na escola exista muito preconceito. Beijobeijo

    ResponderExcluir
  29. A diversidade , a mistura, a miscigenação não só de cores como culturas, e formas de educar deve ser aproveitado sempre para o lado positivo, e no fim das contas... é essa diversificação que torna o Brasil tão único , e claro... é na escola que tudo começa, e o respeito pela diferença não poderia ser diferente !

    http://barbaraelzapereira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. MUITO BOM BLOG DIFICIL ENCONTRA BLOGS ASSIM HOJE EM DIA AINDA MAIS COM TANTOS LEITORES

    HTTP://uzcensurados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Muito bom, poucos são aqueles que enxergam de verdade o valor da educação.
    #seguindo.
    http://lendolivrosloucamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir