3 de ago. de 2011

7 equívocos na comemoração do Dia dos Pais

O artigo abaixo, retirado da revista Nova Escola, visa alertar sobre alguns  dos erros cometidos pelas escolas durante as atividades de comemoração pelo dia dos pais. Desconsiderar os diferentes tipos de família, por exemplo, é um dos equívocos cometidos pela maioria das escolas. 


Por mais que sejam datas impulsionadas pelo comércio, comemorações como o Dia dos Pais raramente passam em branco nas escolas. É muito comum que os educadores planejem festas para homenagear os pais ou peçam que a turma produza presentes. Se esse é o caso de sua instituição, é desejável que as comemorações estejam vinculadas a um projeto ou a uma sequência didática já planejada no currículo, com foco no conteúdo e não em um presente para uma determinada pessoa. 

Pode-se pensar em exemplos para todas as disciplinas. ''Nas aulas de Artes, por exemplo, pode ser proposta a produção de um cartão inspirado na obra de um artista estudado e sugerir que seja dado a uma pessoa especial. Seja para o pai, para a mãe ou para um amigo,'' recomenda Priscila Monteiro, consultora da Fundação Victor Civita.
Os eventos também devem ser estruturados contemplando os conteúdos previstos nas disciplinas, uma vez que são formas de convidar a comunidade para dentro da escola. Um projeto para o estudo de um gênero literário pode ter em uma de suas etapas a exposição de textos feitos pelos alunos. Vale, então, socializar a produção da turma - chamando não apenas pais, mas também mães ou outros adultos que sejam referências às crianças.
Outra questão nunca pode ser ignorada: como participa a criança que não tem contato com o pai? Deve-se sempre levar em conta que a família considerada tradicional, formada por pai, mãe e filhos, dificilmente é a realidade na casa de todos os alunos. São muitas as possibilidades de estrutura familiar: monoparental feminina (mãe solteira, separada ou viúva), crianças que moram em abrigos, com avós, são filhas de casais homossexuais etc. Se o professor fizer um levantamento sobre como é a vida de cada aluno, certamente perceberá que pode excluir ou constranger alguém ao propor uma grande homenagem - o que talvez seja motivo para repensá-la. A seguir, você confere mais detalhes sobre esse e outros equívocos na comemoração do Dia dos Pais nas escolas:

7 equívocos na comemoração do Dia dos Pais

1 Ignorar os diferentes tipos de família no planejamento do calendário escolar.
Pautar os encontros para a socialização da aprendizagem da turma de acordo Dia dos Pais ou Dia das Mães exclui as crianças com outros perfis familiares.
2 Usar o tempo das aulas para a confecção de presentes desvinculados do conteúdo das disciplinas.
O horário letivo deve ser exclusivamente dedicado às situações de aprendizagem.
3 Propor a elaboração de cartões, pinturas ou poemas que não permitem a criação individual da criança.
Exibir um modelo e pedir que as crianças o reproduzam não favorece o percurso criador e não dá espaço para que as crianças registrem sua marca na obra.
4 Obrigar todos os alunos a participar das comemorações.
As ações focadas em homenagear um familiar podem deixar um aluno que não quer participar constrangido, seja qual for o motivo de seu incômodo.
5 Expor a intimidade de algum aluno durante a realização de uma atividade.
Não é adequado dizer à classe "fulano está dispensado da atividade porque seu pai faleceu" ou "o pai de beltrano não virá porque está preso". É preciso ter bom senso para não divulgar o que é da esfera íntima do aluno. O educador deve zelar para que a criança que escolha não participar tenha sua privacidade protegida.
6 Avaliar a participação de um aluno em uma atividade vinculada à efeméride.
O professor não pode dar ênfase aos momentos em que o conteúdo não é o foco de um projeto e, menos ainda, avaliar o desenvolvimento do aluno pela participação em uma atividade que nada tem a ver com o currículo.
7 Realizar a festa durante o horário letivo.
Mesmo que o evento seja planejado como forma de socializar a produção dos alunos, deve-se considerar que muitos pais não têm como se ausentar do trabalho. Ao planejar as atividades, é necessário refletir sobre os momentos em que a maioria da comunidade pode participar e criar alternativas.


20 comentários:

  1. Boa reflexão! E vale para outras comemorações também!

    ResponderExcluir
  2. Parece óbvio algumas das considerações mas como ainda é preciso repetir que cada pessoa tem sua realidade, sua verdade e que tudo é conteúdo e deve ser tratado como tal..

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post! Não diz que se aprende com os erros, então: aprende escola!

    ResponderExcluir
  4. Só me resta parabenizar tal artigo,que é uma grande contribuição a todos.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do blog por inteiro!
    Seus textos e a criatividade com imagem simplesmente são ótimos!


    Seguindo.
    Segue também?
    http://perspicazeversatil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito legal seu blog, e ótima reflexao sobre os equivocos. ^^'

    Ah obrigada por seguir meu blog, beijoss

    ResponderExcluir
  7. Olá Rejane! Muito bom o post. Realmente é assim que acontece quando não nos preparamos, não observamos as coisas ao nosso redor! Como educadora, vejo que precisamos ler mais e ter mais sensibilidade.

    Fiquei por aqui (seguindo).
    Quando tiveres um tempinho passe lá no meu blog e se gostares, fique por lá também.

    http://compartilhandosentidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito bem colocado, pois quando eu fazia festa para dia dos pais ou das mães sempre fizemos os presentes no horario que era destinado as aulas.

    ResponderExcluir
  9. Rejane adorei o seu blog amiga, Rejane estou te seguino segue o meu lá, beijos
    acesse: http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. estou seguindo seu blog tbm e belo post,pelo q li os meus tempos de escola comparado com o de hj nao mudaram nada,vendo eu comentar isso da impressao q sou tiozao ja rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Adorei este blog=)
    Já estou seguindo,
    http://comestelookeuvou.blogspot.com/
    bj

    ResponderExcluir
  12. Oi,encontrei seu blog através de outro blog em comum que seguimos, e resolvi dar uma olhadinha... Resultado... Olhei, gostei e ja estou seguindo! Parábens pelo blog!!! Gostaria de convida-la a visitar o meu também!!!
    http://amulheretal.blogspot.com

    Bjossssssssssss...

    *_*

    ResponderExcluir
  13. Boa reflexão. Gostei muito do post e me identfiquei já que sou educadora. Parabéns!!! Já estou seguindo.

    http://ama-visse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Gostei mto do blog =]
    Estee post realmente fala a verdade. Mesmo tendo pai ñ gostava dessas comemorações até pq mtos pais ñ podiam ir e era obrigação fazer sendo q ñ tinha nada a ver com a matéria.

    Seguindoo

    http://um-poucodecada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Rejane,

    obrigada por curtir o site Universo Chic, estou seguindo aqui também!

    Abs!

    ResponderExcluir
  16. Bom blog e gosteei da postagem =D, Seguindo segue la o meu :

    http://www.mestrefilmeswb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog, muito interessante, seguindo...

    Visite o meu, seja minha amiga e seguidora!

    http://meucantinho-lierecomendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro tudo que é novo e gostei de ver as coisas sob a sua otima. Demais... eu não tinha pensado nisso ainda...


    Meu blog é bem novinho, se puderem me sigam! Sou cabeleireira posso ajudar com o que precisarem!!!

    Beijos, Vanessa.
    http://sistercabeloseunhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Ajuda Preciso fechar uma parceria mas tem que atingir 300 seguidores no blog e não no twitter! link http://blogueirascaprichadas.blogspot.com/ obg

    ResponderExcluir