É um distúrbio do desenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o raciocínio.
É uma disfunção do cérebro, em que o comportamento social, a capacidade de comunicação e a faculdade de raciocínio não se desenvolvem normalmente.
Algumas características:
* Ausência de reação;
* Insistência na repetição;
* Super reação a certas sensações e uma sub- reação a outras;
* Talento musical:
* Graciosidade;
* Fascinação mecânica;
* dificuldade no desenvolvimento da fala
Dicas para ensinar crianças autistas:
* Mantenha uma atitude positiva
* Ajudem a criança a alcançar o maior grau de independência possível
* Converse de modo inteligente com a criança
* Converse com os pais sobre os desafios que eles enfrentam e elogie seus esforços
* Participe em atividades com os pais e as famílias de crianças com necessidades especiais
* Use métodos visuais concretos para ensinar números e conceitos.
* A introdução sensória pelo balanço algumas vezes ajuda a melhorar a fala.
Outras dicas:
* Algumas crianças e adultos não verbais podem não processar estímulos visuais e auditivos ao mesmo tempo. A elas poderá ser dada ou uma tarefa auditiva ou uma tarefa visual.
* Em crianças mais velhas e adultos, o tato é algumas vezes seu senso mais confiável. Letras podem ser ensinadas ao deixá-las tatear letras plásticas.
* Evite instruções verbais longas
* Muitas crianças com autismo são boas desenhistas, artistas e programadoras de computador. Esse tipo de talento pode ser encorajado, dando ênfase nesses talentos.
* Muitas crianças autistas tem fixação em um assunto como trens ou mapas. A melhor forma de trabalhar com essas fixações é usá-la como motivos de trabalhos escolares.
FONTES CONSULTADAS:
Revista Super Nanny ano 2 número 13. p. 34 a 41
Revista Época – junho/2007
BAPTISTA, Cláudio Roberto; BOSA, Cleonice. Autismo e Educação: reflexões e propostas de intervenção. Editora Artmed, Porto Alegre, 2002
Parece que estou vendo meu afilhado.... é bem o que descreve!
ResponderExcluirBoas dias, bem simples e objetivo! Adorei!
ResponderExcluir