20 de mai. de 2011

Atividades de Intervenção Psicopedagógica


Os recursos utilizados para as intervenções psicopedagógicas são diversos: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos,  projetos...
Abaixo, algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas a fim de trabalhar objetivos diversos como: criatividade, atenção, reflexão, paciência, persistência, ritmo, lateralidade e muitos outros.

1. Palavra Escondida  = Essa atividade desenvolve a capacidade de fazer relações, a criatividade, a reflexão, entre outras.
É uma técnica que consiste em descobrir a palavra escrita  de forma disfarçada. Para isso pode ser preciso acrescentar ou retirar sílabas dessa palavra, relacionar a algum desenho, entre outras formas de disfarce.

2. Castelo de Cartas = Essa é  uma técnica que trabalha paciência, persistência, determinação, etc.
Consiste em construir um castelo de cartas e, a cada vez que o castelo cair, começar novamente, deixando claro ao paciente as qualidades necessárias a essa e também outras atividades na vida: paciência, persistência, etc.

 3. Projetos = Um projeto trabalha com questões como planejamento, paciência, espera, registro, pesquisa  além de ajudar na auto estima e autonomia, pois o paciente ou aluno verá que é capaz de planejar e construir algo, de ser autor.

 4. Jogo ‘Sim, sim, não, não’ = É um jogo que trabalha a atenção e a rapidez no raciocínio além de questões como os opostos, o dobro, masculino e feminino, etc.
A técnica é a seguinte: quando diz-se  ‘não’  ele diz ‘sim.’ Por exemplo: Sim, sim, sim (terapeuta/professora) o paciente ou aluno diz: não, não, não. Respondendo sempre ao contrário. Após pode-se colocar outras palavras como: magro/gordo, alto/baixo.

5. Aeróbica Cerebral = É uma técnica que  ajuda a desenvolver e aprimorar questões como coordenação motora, ritmo, conhecimento do nome das letras, atenção, direita/esquerda, raciocínio lógico, rapidez, entre outras.
Essa é uma técnica que consiste em: entregar uma folha constando o alfabeto em letras maiúsculas e abaixo de cada letra maiúscula, existe a letra “d”(significa levantar o braço direito) a letra “e”( levantar o braço esquerdo) e a letra “j”( levantar os dois braços) colocadas de forma alternada em todas as letras do alfabeto. O desafio é a criança falar em voz alta a ordem alfabética e realizar o movimento que determina a letra minúscula. Ex: quando ele diz A, se abaixo desta letra tiver a letra minúscula “d”, significa que a criança tem que levantar o braço direito, e assim com as demais letras até o fim do alfabeto. Cada vez que ele errar, volta ao início do exercício.

6. Escravos de Jó = Essa é uma atividade que desenvolve a coordenação motora e o ritmo, entre outros.
Nessa atividade a criança, juntamente com a profissional que a atende, deve cantar a música escravos de Jó enquanto faz movimentos ritmados de passar um objeto para direita ou para a esquerda

7. Transformando operações matemáticas em desenho = É uma atividade que trabalha questões matemáticas como soma, adição, multiplicação, divisão, e de direção, atenção, paciência, observação, coordenação motora e viso-motora.
Essa técnica consiste em entregar à criança uma folha contendo operações matemáticas. Os resultados dessas questões, se dispostos no lugar adequado, formarão um desenho.

         

10 comentários:

  1. Rê, adorei as sugestões, muito boas e criativas. Um das dificuldades de aprendizagem é a área da linguagem:interpretação.

    ResponderExcluir
  2. rejane, muitom interessante seu blog.
    redirecionei do meu: http://jornaldelfos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. gostei das dicas. trabalho com jardim e primeiro anovou aplicar com minhas crianças!

    ResponderExcluir
  4. Rejane: Muito bom teu blog! Gostei muito das dicas!

    ResponderExcluir
  5. Rejane! Adorei teu blog, as dicas são maravilhosas e criativas. Um beijo

    ResponderExcluir
  6. oi sou psicopedagoga e gostaria que me enviasse sugestões para trabalhar com meus alunos.adorei as que vc postou. meu email:soniabulsonello@hotmail.com
    aguardo . um abraço sonia...

    ResponderExcluir
  7. Querida Rejane, muito obrigada por compartilhar suas experiências e ideias. Estou começando meu estágio na psicopedagogia e, com certeza, elas serão muito úteis para mim e para os colegas com quem vou compartilhar também.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  8. muito interessante sua forma de pensar!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do seu blog, pois traz sugestões bem legais para trabalhar de maneira lúdica com as crianças.

    ResponderExcluir