Hoje: 29 de Janeiro, é o Dia da Visibilidade Trans que tem o objetivo de ressaltar a importância da diversidade e respeito para o Movimento Trans, representado por travestis, transexuais e transgêneros.

Refere-se à condição do indivíduo que possui uma identidade de gênero diferente a designado no nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto.
A grande maioria dessas pessoas busca seus direitos básicos e fundamentais como o direito a ser chamada e reconhecida legalmente pelo seu nome social, além da luta para não ser discriminada ou agredida física ou verbalmente pela sociedade. Segundo dados da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), 85% das transexuais e travestis já sofreram algum tipo de violência. 'O direito à diferença nada mais é do que a efetivação dos direitos à igualdade e à liberdade.'
“A sociedade delimita papéis tomando como base o sexo jurídico para daí construir um sexo social. Este, por sua vez, decorre da educação familiar e social que a criança receber de acordo com seu sexo jurídico. Nas sociedades ocidentais, o protótipo de normalidade traçado para os papéis sexuais é o do heterossexual. Analisando-se a Constituição pátria, identifica-se uma violação ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, obrigar um individuo a carregar um nome que não condiz com seu estado físico-psíquico. Vale ressaltar, que um autêntico Estado Democrático de Direito reconhece, respeita e faz cumprir todos os direitos dos seus cidadãos, inclusive, o direito a uma nova identidade sexual.”(6)
Sugestões de livros sobre o tema
- Viagem Solitária – João W. Nery = É a história do primeiro transexual masculino a operar-se no Brasil. Uma frase dita no prefácio desse livro expressa um pouco o sentimento que se tem ao lê-lo: “Leiam-no e humanizem-se”- ‘Corpo Gênero e Sexualidade, um debate contemporâneo na educação’ – Guacira Louro = não trata propriamente da transexualidade mas, faz uma análise crítica sobre os corpos feminino e masculino e a representação deles na sociedade; discute o fato de os valores serem transmitidos através da mídia e de diferentes espaços sociais que influenciam o comportamento e o desejo das pessoas, assim como os jogos de poder que definem o que seja um corpo saudável, bonito, decente, etc. “[...] a diferença, mais do que tolerada ou respeitada deve ser colocada permanentemente em questão”
Sugestões de vídeos interessantes
Entrevista: João W. Nery (transexual masculino) – De frente com a Gabi
Documentário: Meu Eu secreto (crianças 'Trans')
Por favor, caso encontrem alguma informação ou termo que não corresponda à realidade atual, corrijam-me.
Fontes consultadas:
- http://blogueirasfeministas.com/2012/01/chamada-blogagem-coletiva-visibilidade-trans/
- http://dykerama.uol.com.br/src/?mI=1&cID=54&iID=457&nome=Dia_da_Visibilidade_Trans
- http://blocodoclovis.blogspot.com/2012/01/dia-29-de-janeiro-dia-da-visibilidade.html
- http://pt.scribd.com/doc/52001003/11/DIREITOS-DOS-HOMOSSEXUAIS-E-TRANSSEXUAIS
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Transexualidade
- http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1946