Muito importante discutir sobre todos os temas com as crianças e mais importante ainda é deixá-las falar, se expressar, pois a oralidade é essencial ao desenvolvimento delas.
Num jogo de perguntas do tipo filosófica, algumas respostas, de meus alunos do 4º ano, bem interessantes:
A PERGUNTA: Se nós aprendemos com nossos erros, por que temos medo de errar?
E após alguns "Pois é... Não sei... É mesmo..."
AS RESPOSTAS: "É por causa dos outros...Pelo o que os outros vão pensar... Vergonha que vejam que a gente não sabe... É a pressão dos outros... É pressão psicológica.
A PERGUNTA: Se você crê em Deus, o que sentiria se descobrisse que Deus é mulher?
A RESPOSTA de uma menina: Ah, eu ia adorar se Deus fosse mulher porque daí eu ia convidar ela pra passear no shopping comigo!
A RESPOSTA de um menino: Eu ia me sentir enganado. Toda a vida dizendo que Deus era homem e aí vai ver é mulher.
Em outro dia, o assunto era indústria, comércio e a cidade de Canoas. Aí alguém comenta que o comércio, para vender, antes precisa comprar.
Nisso uma outra criança comenta o preço da batatinha frita e diz que além de caro o produto é de má qualidade, pura gordura.
Um outro fala que isso é errado, é roubo. Eu entro e falo dos impostos que também são altos.
Uma menina diz que as pessoas fazem greve pra mudar e nada muda. Eu concordo com ela mas digo que precisamos lutar sempre.
Um menino fala que a culpa é da Dilma, enquanto outro menino diz que "é um saco" essa gente que votou na Dilma e que agora não quer mais...
De economia à política, um pulo!
REJANE,MINHA AFILHADA,PROFESSORA!
ResponderExcluirCADA VEZ MAIS,DE UMA MANEIRA VELOZ,CONSTATAMOS O DISCERNIMENTO AGUÇADO DAS CRIANÇAS.
E,TENHO CERTEZA,QUE TUAS AULAS PEDAGÓGICAS,APRESSA ESSE ESTÍMULO APURADO DE TEUS ALUNOS.
ENCANTADA!
DINDA MARILENE.
oi! Rejane, muito bom este tema. O ato de poder proporcionar ao Outro pensar, nos dias atuais, é muito importante, porque vivemos numa era, onde predomina os recursos "PRONTOS". O Aprendiz precisa ser desafiado, assim, Ele poderá se descobrir, além de perceber que Ele é capaz de realizar/criar algo.
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