Atualmente fala-se muito em liberdade de expressão e, embora ela seja uma das bases mais importantes do Estado democrático, não pode servir de sustentação para artimanhas sociais que venham a ferir outros direitos garantidos como, por exemplo, ferir a honra e a dignidade de outros cidadãos. Essa liberdade não é, e nem deve mesmo ser, absoluta e irrestrita.
Liberdade para quê? Para expor seus pontos de vista, respeitando os demais, ou para diminuir e maltratar determinado grupo social? É comum incluir a tal “liberdade de expressão” para justificar o injustificável.
Infelizmente não é raro, especialmente em redes sociais, as pessoas se aproveitarem da tal “liberdade” para despejar todo tipo de preconceito e discriminação. Contra nordestinos, gays, ateus, negros... e em geral fazem isso ou através de falácias (falsas verdades) ou do ataque direto. Por essas e por outras é que a tarefa de conscientizar e humanizar as pessoas é imprescindível, mas enquanto esse quase “milagre” não acontece é urgente criar leis que criminalizem, de fato, todo e qualquer tipo de preconceito.
Rejane, infelizmente há muitos criminosos virtuais saindo impunes e destruindo pessoas que possuam uma personalidade não muito forte pelo mal uso da liberdade de expressão.
ResponderExcluirSei de casos de calúnia, difamação, onde blogueiros fizeram denúncias e nada foi feito, pessoas se obrigando a fecharem seus blogues por conta da falta de educação e caráter alheio, ato que eu discordo, penso que, neste caso é que deveriam permanecer firme e fortes. E não se render a quem não sabe dar valor e não tem capacidade de compreender que a liberdade de expressão também termina onde começa a do outro.
Gostei de seu blogue, vou segui-lo.
http://escritoslisergicos.blogspot.com
Olá!Bom dia! Amiga!
ResponderExcluirPara muitos “liberdade de expressão” consiste em entrar em qualquer mídia/redes sociais para atacar, para suas correntes de difamação, para xingar seus desafetos, para agredir pessoas das quais discordam. Ainda não entenderam que a liberdade está justamente no fato de que podem criar as suas próprias formas de expressar. Utilizando, vc bem disse, meios positivos!
Boa quarta!
Saudades de vc!
Beijos carinhosos!
Oi Rejane!
ResponderExcluirConcordo com você, é como se diz: a liberdade de uma pessoa termina quando começa a de outra. É preciso ter um pouco de bom senso ao se tratar de liberdade.
Bjuss
Olá Rejane
ResponderExcluirEsta "liberdade de expressão" muitas vezes disfarça preconceitos e formas de discriminação sim. Hoje todo mundo fala o que quer e em nome desta pretensa liberdade muitas atitudes preconceituosas vão sendo espalhadas por aí.
Grande abraço
Fernando dos Santos
FERNU OPINA - BLOG
Olá!Boa noite!
ResponderExcluirJá comments acima!
Então! Vim agradecer sua visita e seu carinho!
Bom domingo! Muita luz!
Beijos carinhosos!
Liberdade de expressão como em tudo, há de ter um limite. E o limite está ligado sempre ao respeito ao outro. Concordo com leis mais duras que punem de fato preconceitos e discriminações.
ResponderExcluirótimo texto!!!!!!
Bjsssss!
Não acredito numa liberdade e vai contra o outro... Isso é violência... Ainda que livre, e por certo, diferentes, não podemos crer que nosso diferença particular é regra num mundo tão diferente... E por isso tão belo!
ResponderExcluirParabéns pelo texto!
Te seguindo por aqui!
http://quodscri.blogspot.com/
Abraços e boa semana,
Jonathan O.