A leitura de um livro ou texto feito de forma compartilhada, ou seja, havendo a participação ativa dos envolvidos nela através de questionamentos sobre o tema, as gravuras, o autor, o desenrolar dos fatos, etc, gera ou aumenta a intimidade com livros e textos, contribuindo para deixar a mente aberta para receber tudo o que o envolve: leitura, escrita, criação, interpretação e autonomia de decidir sobre um final diferente, por exemplo. Com essa técnica pode-se trabalhar diferentes temas como ‘o medo’, ‘as opções’, ‘as diferentes versões’, entre muitas outras.
Alguns livros e textos sugeridos para essa técnica:
- A verdadeira história dos três porquinhos, de Jon Scieszka e Lane Smith que permite trabalhar questões como as diferentes versões para um mesmo acontecimento e interpretação de informação;
- Quem tem medo de monstro? de Ruth Rocha que entre outras questões é possível trabalhar os diferentes tipos de medos e como supera-los;
- Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles onde questões como a rima e escolhas podem ser tratadas;
- Pé de Pilão de Mario Quintana, onde pode-se trabalhar a vida e obra do próprio autor gaúcho como, também, questões como a rima escrita em versos;
- O dono da bola de Ruth Rocha, que pode-se trabalhar temas como amizade, egocentrismo e escolhas.
Boa iniciativa. Então vou sugerir a leitura de um livro que publiquei em 2003, sobre aprendizagem da língua escrita e dislexia, chama-se O Sentido da Letra.
ResponderExcluirOi Liliana! Obrigada por visitar meu blog.
ResponderExcluirO tema do teu livro é complexo e interessante. Vou me informar a respeito dele.
olha eu aqui retribuindo tua visita minha linda, você agora também tem mais uma seguidora! TUDO DE BOM
ResponderExcluirEstou te seguindo! Abraço.
ResponderExcluirPaulo Matheus