28 de nov de 2011

PÉROLAS (de valor!) nas redes sociais

Passeando pelas redes sócias (Orkut, Facebook, Twitter...) selecionei algumas idéias e frases  interessantes:

Reflexivas: 
 - A maior influência que a mídia provoca nas mulheres é fazê-las se sentirem inadequadas, desadaptadas, feias, fora de moda e insatisfeitas com o que são. Quanto mais se faz  a exposição do corpo de mulheres "perfeitas", mais o público feminino se sente desajustado e infeliz.
- Se os homossexuais não tivessem formado movimentos há décadas atrás exigindo direitos iguais, vc acha que o projeto das uniões homossexuais estaria em pauta para aprovação nos dias de hoje? Se negros e mulheres não tivessem formado movimentos sociais de reivindicação desde o século passado, como vc acha que teriam conquistado seus direitos? Se trabalhadores explorados e escravizados nos campos não tivessem formado o MST vc acha que algum pobre teria conquistado terra para trabalhar? Se proletariados das fábricas nunca tivessem exigido e feito greves quando trabalhavam de 14 a 16 horas por dia, morriam cedo de fadiga e viam as suas mulheres e crianças virarem a trabalhar num regime próximo a escravidão, será que teriam adquirido uma vida mais humanizada? Ou vc acha que um presidente bonzinho cairia do céu para conceder esses direitos de mãos beijadas? Não existe conquista sem luta. Essa é uma máxima que qualquer um deveria tomas por concedido em qualquer situação de sua vida.




         Engraçadas: 
       - Sobre a Racionalização das emoções: o analista não deixa de ter os processos emocionais, ele simplesmente os enxerga, é como o peido, todos peidam, mas uns sentem o cheiro e sabem que peidaram, outros este processo se dá inconscientemente, ou seja peidam e não percebem que peidaram, mas o peido ocorre para todos. 
             -  Imaginem se 11/11/11 cai numa sexta feira 13. Já pensou? (do Twitter de Daniela Albuquerque)


Curiosas:
       Vá no Google tradutor e coloque:
- Do Latim para o Português: Eu te amo
- Do Português para o Português – hihhuhhdhhhihhhohhhthhhhhha  - e clique em ouvir

11 de nov de 2011

NOVEMBRO: Mês da Consciência Negra


Novembro  é o mês da Consciência Negra e foi escolhido em função do líder afro-brasileiro Zumbi, que morreu no dia 20 desse mês, no ano de 1695. (Para conhecer mais da história de Zumbi dos Palmares: http://www4.uninove.br/ulisses/inove/pdf/grafite22_200411.pdf )

Para quem atua em sala-de-aula é importante trabalhar conscientemente essa data. Aliás o  tema deveria ser trabalhado durante todo o ano letivo pois, somente dessa forma o preconceito ainda existente acabaria enfraquecendo até desaparecer por completo. A revista Nova Escola tem alguns artigos muito interessantes com exemplos de atividades com o tema Aceitação da diversidade. Para ver mais sobre o tema: (http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/respeitar-diferencas-427108.shtml  e  http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/nao-ao-preconceito-428197.shtml )

Achei fundamental mencionar essa data tão importante mas que tão pouca gente conhece, nesse Blog, a fim de contribuir, mesmo que minimamente, com a sua divulgação.
Em um mundo ainda tão repleto de preconceitos e discriminações, em que ser ou pensar um pouco diferente da maioria é visto como feio, errado ou insignificante, é imprescindível levar adiante todo e qualquer projeto, debate, conversas....que leve às crianças a refletir, aceitar e valorizar todas as pessoas igualmente.